sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Movimente-se!

É muito comum hoje a desistência ou até mesmo a falta da tentativa de se iniciar uma atividade regular.
Tendo em vista que o blog está em seu início, achei por bem discutir sobre a escolha da atividade física, para quem sabe possamos obter maior êxito a aderência de uma vida mais ativa fisicamente.
Partiremos  sempre de um pressuposto, a principal parte a ser exercitada aqui, será a mente. Utilizaremos sempre o raciocínio lógico e coerente privilegiando nossa inteligência acima de tudo. Sendo assim, cabe a pergunta: como devemos começar a nos exercitar? Esqueçam por enquanto as receitas milagrosas e os treinos infalíveis, a primeira atitude aqui é optarmos pelo que nos agrada. Existem muitos tipos de atividades física, aquáticas se você gosta de uma piscina, danças para os mais rítmicos, esportes para os mais competitivos, uma caminhada ou corrida ao ar livre ou porque não a própria academia com várias opções. Enfim, o primeiro passo é que você sinta prazer no que está fazendo seja ele por qual motivo for, de nada adianta um treino perfeito que vá te trazer ganhos incríveis se você realizar uma vez e nunca mais.
Incorporando qualquer atividade regular que você goste em sua vida, tentar outras atividades ou formas diferentes de realizá-las pode ser mais atrativo.
O ACSM (American College Sports and Medicine) refência mundial na área da atividade física cita que para um adulto saudável recomenda-se o acúmulo de ao menos 150 minutos semanais de exercícios cardiorrespiratórios como caminhada, corrida, natação, juntamente com 2 dias de exercícios resistidos por exemplo a musculação e também de flexibilidade. Apesar da possibilidade de outros ganhos, esta recomendação visa primeiramente a saúde, consequentemente podem ocorrer aos menos condicionados ganhos de desempenho ou estéticos por exemplo, mas não é a indicação básica para tal.
Para alguns isto é alcançado habitualmente, para outros isto é simplesmente irrealizável, e para estes é que deveriam existir adendos a estas recomendações, pois, fica parecendo que se isto é o mínimo, tudo abaixo disso não serve pra nada e se não adianta por que começar?  Esqueça essa idéia, se você não consegue levantar da cama, tente sentar ao menos para começar, se você não consegue corrrer, então caminhe, se não consegue caminhar tente só ficar em pé nao importa, o que importa é você tentar realizar algo que está um pouco acima, só um pouco do que você já consegue realizar normal e facilmente, e isto só você pode saber e decidir.
Inicie de forma leve a aos poucos vá aumentando a intensidade de suas atividades tentando se superar pouco a pouco, defina você seu objetivo, não pelo que dizem ou pelo que recomendam por aí, mas por você, qual seu objetivo real? Tenho certeza que não é ficar parado, se você o faz seja inteligente e aceite que é pelo comodismo.
Se a vida está sempre em movimento, por que você vai ficar parado? Movimente-se!

 Boa Escolha a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário