sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Atividade física, alimentação e descanso: a tríade para o sucesso

É muito difícil encontrarmos pessoas que consigam conciliar e seguir razoavelmente esses três pilares para que possam potencializar os ganhos e se aproximar dos objetivos propostos.
 Neste artigo vou expor de formas gerais a importância de cada um e como estes fatores se relacionam assim como um afeta o bom resultado do outro.

Atividade Física
Cada um que pratica ou deseja praticar algum tipo de atividade fisica seja lá qual for, o faz em razão de um objetivo, os principais atualmente são os estéticos, saúde, lazer, desempenho e profilático (para prevenção de lesões). De fato o exercício regular pode trazer a melhora destes diferentes objetivos tendo em vista que é capaz de proporcionar redução de gordura corporal, ganho e aumento de massa muscular, liberação de hormônios que causam a sensação de prazer, redução dos risco de doenças crônicas, melhora das capacidades físicas como: força, flexibilidade, velocidade, coordenação dentre outras variáveis.
Porém o bom aproveitamento da atividade física para excelência de seus resultados não dependem somente de sua prática, mas também requer a combinação de outros fatores para que possam atingir ganhos mais expressivos.

Alimentação
Como aumentar sua massa muscular se o corpo não encontra nutrientes necessários para isso? Como reduzir a gordura corporal se você consome o dobro do que você gasta nos seus exercícios? Como sentir-se bem e saudável se você está nutricionalmente deficitário e incapacitando seu organismo de realizar suas importantes funções devido a falta de nutrientes fundamentais para seu bom funcionamento?
Estas poucas perguntas demonstram a importância de uma alimentação balanceada e adequada de nutrientes para que você mesmo, não impeça seu corpo de aproveitar ao máximo suas atividades devido a falta de aporte nutricional.

Descanso
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é durante o treino que você obtém os ganhos e melhora sua condição física, o treino ao contrário leva a um desgaste e uma queda de condicionamento, porém é justamente aí a origem dos ganhos. Durante o seu descanso entre um treino e outro o corpo se recupera do stress e da sobrecarga a ele imposto e o melhor, ele não só recupera o que havía perdido como te coloca a um nível de condicionamento levemente superior ao que você estava anteriormente, claro com o descanso na medida certa e a alimentação adequada.

Portanto, se os ganhos não estão vindo como você planejava, que tal começar a analisar o processo como um todo e não só uma parte?
Espero que tenha proporcionado alguns minutos de esclarecimentos, posteriormente aprofundarei os temas propostos neste artigo, por enquanto...movimente-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário